Ah lá ela se exibindo de novo
Eu estou há 22 dias de completar 40 anos. Hoje escutei, em um determinado grupo: “pq mulheres só mandam fotos de peitos?”.
Bom, eu, particularmente, não consigo tirar eles do meu corpo cada vez que faço uma foto. Basicamente eles existem (e são grandes – e nem sempre acho que isso é bom… rs).
Aliás, foram longos anos aprendendo a, no mínimo, respeitar e aceitar que eles existem e não há muito o que fazer acerca disso.
A questão é que aprendemos ao longo do tempo a não gostar de nós mesmas e julgar quem se apresenta com seu corpo, limitando estas mulheres a isso… Eu posso dizer que hoje eu me sinto bem segura com isso, e parte disso foi mais por me aceitar como alguém que é mais que um pedaço de carne… Paradoxal, eu diria: exibo mais meu corpo por saber que sou muito mais do que a pele que tenho. E faço disso mais um espaço de luta conquistado do que qualquer outra coisa…
Mas mulher que se assume ofende, machuca, incomoda. Incomoda se assumir com 40, incomoda ter um corpo que se ame, incomoda ter uma carreira “apesar do corpo que tem”. E olha que minha luta é para lá de simples frente a tantas mulheres que existem por aí…
Recentemente, por duas vezes, fui alvo de fofocas em situações para lá de incoerentes com o que sou e costumo agir (de gente que obviamente nem me conhece, mas sabe quem sou e, por isso, deve se ofender). E foi impressionante o quanto a verbalização de algo virou motivo de brigas sem qualquer fundamento.
Neste sentido, sempre digo: quem tá quieta vivendo sua vida incomoda muita gente.
Acho as fotos minhas sempre sugerem isso: Ah lá a Ana se exibindo de novo.
Vou me exibir sim. Vou mostrar que sou dona do meu corpo SIM. Vou mostrar meu trabalho SIM (é engraçado que o post falando de trampo tá junto – e tem até mais fotos – mas rende menos, não?). Vou enaltecer meu cotidiano, meus orientandos, meu grupo de pesquisa, minhas amigas maravilhosas, os projetos que elas desenvolvem e suas lutas.
Vou mostrar fotos de projetos que participo, vou falar de ciência, vou mostrar peito e bunda, vou ficar de biquini na praia com as gorduras de fora.
Vai ter foto de cerveja, café e das minhas gatas ATÉ EU CANSAR.
Vai ter mulher sabendo ser dona do seu nariz SIM.
E vai ter espaço para todas as mulheres e homens que estiverem dispostos a conversar sobre isso sem pedras na mão TAMBÉM.
Beijos de luz prá vocês, boa semana e vamo que vamo.
