“Isolamento social não é político”
Acabei de ler que “isolamento social não é posicionamento político nem econômico, pois é decisão orientada pela ciência. Aceite e pronto” Quem diz isso não entende nem de política, nem de economia e muito menos de ciência. O q dirá de questionamentos das humanidades disso tudo.
E, antes que me critiquem, isso não é dizer que o isolamento é desnecessário. E só dizer que aceitar algo por ser decisão externa é submissão. E impor isso é retirar dos sujeitos a possibilidade não só de cidadania, mas de compreensão dos fenômenos. Assim como de aceitação de que o que a ciência fala é incontestável…
Também é apontar que a ciência é apolítica e não se relaciona a questões econômicas e independente de qualquer vivência e status social que temos, as implicações externas não deveriam nos afetar quando as decisões e pautas são cientificamente embasadas.
Isso é elitista e excludente em muitos sentidos…
Aliás, é por pensamentos assim que a gente segue afastando as pessoas do pensamento científico, político e econômico. A base da ciência é o questionamento, é a crítica, é o debate. A ciência é feita, sim, por grupos sociais específicos, é historicamente datada e situada, não é neutra nem imparcial!
E isso, por si só, não é um problema. Isso é uma característica que faz com que reconheçamos os limites de nossa produção. E consigamos reconhecer que precisamos de mais instrumentais para atingir patamares melhores de conhecimento e de propostas de vida em sociedade.
Decidir-se por isolamento social e defender isso, sabendo que mulheres sofrerão mais – economicamente e individualmente -, que a periferia vai ter impactos salariais que definem as suas vidas, que o governo não vem propondo políticas sólidas que minimizem a saúde de todos, sabendo que quem tem condições financeiras estáveis tem melhores condições de passar por este período de forma menos turbulenta, com aulas EAD para os filhos, sem faltar comida na dispensa (tendo dispensa), tendo varanda e quintal para respirar, tendo um quarto por pessoa e dizer que “se é ciência tá decidido, não questione” é violento e é elitista e excludente pa se ignora todas as relações que fazem com que as pessoas morram e vivam na miséria em nosso país, todos os dias.
As pessoas precisam compreender sim os atos políticos, econômicos, sociais E CIENTIFICOS do isolamento.
Por quê? Por ser conhecimento um direito humano e uma ferramenta de luta. É por possibilitar que os outros se aparamentem de argumentos e armem-se contra o que vem sofrendo sem que consigam ser cidadãos e com escolhas próprias fundamentadas.
Pq conhecimento é arma de luta por direitos de cada um.
Aceitar sem questionar não é ciência. Empurrar isto aos outros é ignorar conceito de cidadania. Não é um ato científico. É autoritário e antiético…
Se nossa luta é pela ciência: isso é um ato político, econômico e social. [fim]
