Notas sobre a saudades

Publicado por Notas Não Aleatórias em

Saudade: Segundo o dicionário Caldas Aulete, significa “Sentimento evocatório, provocado pela lembrança de algo bom vivido, ou pela ausência de pessoas queridas ou de coisas estimadas”.
Sentimento que palavras não apreendem, não bastam para explicar. Mas que todo o mundo sabe o que é, como é e porque sente. Sentimento que dá uma dorzinha boa no coração. Boa? Sim! Só sente saudades quem vive plenamente, intensamente, cada momento. Engana-se quem pensa que saudades refere-se a um apego nostálgico ao passado.
Saudades é o sentimento da certeza de que conhecemos, sentimos, experimentamos momentos, coisas, pessoas que importam – e tudo isto segue conosco no coração.
Saudades é aquele ar que as vezes respiramos, ou o som que escutamos, e nos leva longe, nos recônditos das memórias (as vezes nem tão recônditos assim). Uma lembrança fugaz que nos faz sorrir discretamente, ou gargalhar estrondorosamente (para quem nos observa, aparentemente sem motivo algum!).
Saudades é aquilo que nos completa, por lembrarmos de nossa história, revivendo momentos, cheiros, sons, pessoas, sorrisos.
E é este sentimento, a saudade, que uma definição do dicionário não basta para delimitar – que nos faz ter a noção plena de que o presente merece atenção, carinho e cuidado (e cafuné?). Para que no futuro a saudade siga se fazendo um acontecimento.

(escritos do início de 2013, mas que merecem entrar neste espacinho… 😉 )