Sobre a Dama de Ferro…
Este escrito é antigo, mas resolvi repetir. Estava como nota no Facebook, achei mais interessante publicar aqui no blog, sobre a Dama de Ferro, uma singela homenagem para sua despedida…
Sexta-feira [update: há meses atrás…] vi “Dama de Ferro” no cinema.. O filme é, digamos, regular… tem coisas interessantes e frases poderosas, sem clichê. Mas a narrativa não consegue sustentar a boa atuação da Meryl Streep e as frases fortes de Thatcher. É esquisitíssimo -para mim- pensar em uma mulher tão a frente de seu tempo em vários quesitos ser de um partido conservador [e ser tão reacionária!!!]… Isso, de fato, me causou estranheza! De todo modo, compartilho algo que eu AMEI: a resposta de Thatcher ao seu médico, ao responder ‘como você se sente?’
” O que?
O que sou fadada a sentir?
Pessoas não pensam mais, elas sentem…
Como você se sente? Oh, eu não me sinto bem…
Oh, me desculpe nós, o grupo, sentimos…
Você sabe, um dos grandes problemas de nossa idade é que nós estamos sendo governados pelas pessoas que se importam mais com sentimentos do que com pensamentos e idéias. Agora, os pensamentos e as idéias, estes interessam-me.
Me pergunte o que eu penso!
Preste atenção a seus pensamentos, porque estes transformam-se em palavras. Preste atenção às suas palavras, porque estas transformam-se em ações. Preste atenção a suas ações, porque estas transformam-se em hábitos. Preste atenção a seus hábitos, porque estes transformam-se em seu caráter. Preste atenção a seu caráter, porque este transforma-se no seu destino.
O que nós pensamos, nós tornamo-nos. Meu pai dizia sempre isso.
E eu penso que eu estou muito bem. ”
Sinceramente, me ganhou com essa… Sim, pensamentos e ideias, estes interessam-me…